Pular para o conteúdo principal

Com quem está o anel?





“Com quem está o anel?” Esta pergunta é o tema central de uma antiga brincadeira de roda que cheguei a participar quando era criança. Velho, eu? Nem tanto!
Estive pensando: por que o anel e não um outro objeto? Nada é por acaso! Há toda uma subjetividade em torno do anel, enquanto símbolo de poder, autoridade, status e compromisso.
O anel enquanto aliança é símbolo de um compromisso de amor entre duas pessoas que dizem se amar e por conta disso almejam uma vida em comum, através do casamento. Sobre isso a psicanalista Maria Ângela Cardaci Brasil, diz: “O anel de casamento inicialmente era um presente dado pelo noivo à noiva como um selo da promessa que ele fazia de amor e fidelidade; o anel deveria também desviar os ataques dos demônios, portanto prometia proteção.”
Destacamos desta colocação duas questões: 1) o anel como um selo da promessa de amor e fidelidade, 2) o anel como símbolo de proteção dos demônios.
O que mudou na promessa de amor e fidelidade simbolizada através do anel, da aliança de casamento? Não diria que tenha sido o amor, pois isso nos levaria a pensar que os casais se amavam mais antes do que hoje. Amor sempre vai ser amor. Quem ama, ama.
Não vejo o problema do crescimento do número de divórcios, por exemplo, como conseqüência da fragilidade do amor de hoje. É bem verdade que o sentimento de amor hoje em dia está sendo capturado por uma subjetividade plasmática, tão bem personificada pela realidade virtual. O amor romântico perdeu terreno para o amor erotizado. Bom seria que os dois caminhassem juntos.
Fidelidade é uma palavra que está ficando fora de moda. Com uma gama tão grande de possibilidades, por exemplo, você coloca uma palavra chave numa ferramenta de busca na internet e aí aparecem “trilhões” de possibilidades. Embriagados por tamanha facilidade, que aponta para uma satisfação quase que imediata, é natural que a fidelidade fique cada vez mais enfraquecida.
Hoje em dia encontrar um casal com mais de trinta anos de casamento está cada vez mais difícil. O que está se tornando comum atualmente é uma pessoa ter dois, três, quatro relacionamentos, ditos estáveis. Por quê? Penso que uma das razões é porque num mundo de tantas facilidades o limiar de resistência as frustrações está ficando cada vez mais baixo.
Ora, se um determinado “produto” não está atendendo as expectativas do consumidor a saída mais fácil é trocá-lo por outro. Casamento está virando produto. O problema é que de troca em troca a frustração que se pretendia vencer, como que tampando o sol com a peneira, na busca de um grande amor que viesse a preencher o vazio da vida, aumenta de forma exponencial.
Casamento pode quebrar a solidão, mas não preenche o vazio de ninguém. Nem mesmo Deus preenche o vazio do coração do homem, como diz o refrão tão comum em nossas igrejas. Não se assuste! O vazio faz parte da existência humana, se não o tivéssemos e vez por outra não o experimentássemos seríamos como Deus. E essa foi justamente a tentação do diabo na história bíblica do pecado original: ser igual a Deus.
A segunda característica do anel é que ele era visto como símbolo de proteção contra os demônios. Demônios? Que demônios? Ainda hoje pensamentos e desejos são vistos como demônios. Se o símbolo da cruz afasta os demônios que assustam e assombram a alma, o anel, enquanto um outro símbolo ajuda, ou pelo menos ajudava, a lidar com os demônios da cobiça e da atração fatal por uma pessoa do sexo oposto fora do casamento, trazendo à memória a lembrança de um compromisso outrora assumido.
E aí, com quem está o anel? Está com você? Se a sua resposta é sim isso significa que um dia você cativou e foi cativado por alguém que você disse que amaria para sempre. Sendo assim, como encontramos no ontológico livro “O Pequeno Príncipe”: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
O amor pode iniciar um relacionamento, mas sem a vontade de amar nenhum relacionamento se sustenta. Dietrich Bonhoeffer escreveu para um amigo de quem recebeu um convite de casamento as seguintes palavras: “... até aqui o amor sustentou a relação de vocês, daqui por diante será a relação de vocês que há de sustentar o amor...”
A propósito! Com que está o anel?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com