Pular para o conteúdo principal

ESPELHO, ESPELHO MEU: DO CONTO DE FADAS AO MITO DO NARCISISMO


Não existe nada mais fascinante e atraente do que um espelho. Espalhado por todos os lados ele exerce uma influência sem igual sobre as pessoas – quem resiste a tentação de passar em frente a um espelho sem dar uma olhadinha pra ver como está o “visual”. Há alguns anos atrás o espelho era um objeto super valorizado pelas mulheres e ainda continua; só que atualmente os homens também descobriram o valor estético do espelho.

Dizem que é a partir do reflexo da imagem na água que surge a idéia do espelho. Na mitologia grega temos a história de Narciso que desprezava todas as ninfas que por ele se apaixonavam até que uma destas, revoltada com o descaso com que Narciso a tratava, pede que a deusa da vingança lhe imponha um castigo que o levasse a reconhecer o que significava amar e não ser correspondido. Você já passou por essa experiência de amar uma pessoa, dedicar-se a ela, quem sabe anos a fio, mas sem ser correspondido(a)?

Narciso é conduzido a um lago cristalino, do qual ninguém se aproximava, e lá vê o reflexo da sua própria imagem. Apaixonado por si mesmo, mas sem se dar conta disso, morre frente ao desprezo de amar e não ser correspondido.

Narcisismo é a palavra usada para referir-se a este amor egocêntrico cujo resultado é o isolamento, a morte. Quem agüenta viver ao lado de uma pessoa com ar de superioridade, que só sabe cultuar a própria imagem?

É fascinada por sua própria imagem que a rainha malvada pergunta ao seu espelho mágico: “espelho, espelho meu. Existe neste mundo alguém mais bonita do que eu?” Por que ela pergunta ao espelho e não a uma bola de cristal? Porque é presa a contemplação da própria imagem que uma pessoa se julga superior as outras. O espelho que não é cego responde: “Branca de Neve”.

Perguntar para o espelho é perguntar pra si mesmo o valor que se tem em relação ao outro. O espelho é uma metáfora do mundo interior que em algumas situações revela um complexo de inferioridade por detrás de um eu enfraquecido, quem sabe por conta de humilhações e abusos vividos na infância. A quem diga que o complexo de superioridade é na verdade a face oculta do complexo de inferioridade.

Você já se viu no espelho hoje? E aí, o que ele lhe disse?

A voz do espelho vem do outro. Quando eu e você nos olhamos no espelho, assim fazemos por conta do outro. Não é o espelho que diz que a gravata está torta, nem que o batom fugiu os limites dos lábios – são os outros que dizem: “você viu aquele homem desajeitado com a gravata toda torta? E aquela mulher que se borrou toda com o batom?”

Rollo May no livro “O homem a procura de si mesmo” diz que aquele que se preocupa em agir tão somente a partir do que ele pensa que os outros esperam dele: pais, professores, patrões, pode ser visto como uma pessoa que carrega uma coleção de espelhos colados em si mesmo. Você já viu o que acontece quando se lança um facho de luz sobre uma bola com vários espelhinhos colados? Inúmeros reflexos isolados e picotados são espalhados pelo ambiente. É isso o que acontece com uma pessoa extremamente dividida e afetada pelo o que os outros esperam dela.

Numa sociedade que nunca valorizou tanto a imagem como a nossa é preciso saber que toda a imagem, inclusive aquela que se pensa ter de si mesmo é distorcida. Não existe espelho perfeito. Por melhor que seja a imagem refletida sempre haverá uma variação entre o real e o virtual. Tomar o virtual como real é perigoso e desastroso.

Você não é o que os outros dizem que você é. Você também não é o que você diz que é. Coisa de maluco? Que nada! É nisso que reside a beleza da vida, que na sua forma dinâmica não cabe na moldura de um espelho.

Ailton Gonçalves Desidério

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu