Pular para o conteúdo principal

A ODISSÉIA CONTINUA: FELIZ 2009!


Final de ano. Mais uma etapa vencida. É hora de fechar a conta, contabilizar os ganhos e aprender com as perdas. É vida que vai. É vida que vem. Tal qual uma onda no mar. As vezes o mar está pra peixe. As vezes ele nos dá cada caixote!!! É assim mesmo: mar de rosas só existe nos versos e prosas dos poetas. Na vida não é fato incomum ter que enfrentar o mar agitado, passar assustado pelo triângulo das Bermudas, onde embarcações de pequeno e grande porte, e até mesmo aviões, costumam desaparecer de forma misteriosa – não é assim que muitas pessoas aparecem e de repente e de forma misteriosa simplesmente desaparecem da nossa vida?
Tranqüilidade mesmo só quando estávamos no sereno mar do útero materno. Assim mesmo só até aquele fatídico e ao mesmo tempo fascinante momento em que a bolsa placentária estourou e aquele aguaceiro todo nos arrastou correnteza abaixo em direção ao grande mar da vida. A partir desse momento o nosso destino está selado: é lutar pela sobrevivência enfrentando medos, fantasmas, monstros, demônios, e tudo o mais que vier pela frente. Navegar é preciso!
A vida é uma Odisséia que premia os corajosos e abate os covardes. A Odisséia é nome do poema de Homero, datado aproximadamente por volta do século VIII A.C, que retrata as venturas e desventuras de Ulisses que com sua embarcação singra o mar em direção a sua terra natal, numa viagem repleta de episódios inesperados e inusitados. Destaco aqui alguns episódios desta viagem e traço um paralelo com a grande viagem da vida, a nossa Odisséia.
Os comedores de Lótus – Diz o mito que depois de enfrentar uma enorme tempestade a embarcação de Ulisses foi levada ao país dos comedores de Lótus. Os habitantes desta região recebiam os que chegavam em seu país com muita hospitalidade e a eles ofereciam o seu principal alimento – o lótus. Só que os que comiam esse alimento ficavam encantados, enfeitiçados, com aquele país e esqueciam por inteiro de sua própria terra, desejando ali ficar por todo o tempo.
Comida é símbolo não somente do alimento que sacia as necessidades do corpo. É também símbolo do prazer, da satisfação de um desejo insaciável que está além da necessidade de alimentar-se. Não é assim que o bebê chora aparentando estar com fome, mas quando colocado no peito da mãe dorme sem dele extrair o leite? Já diz o texto sagrado que nem só de pão o homem viverá. Mesmo como adultos somos carentes de afeto, carinho, atenção, e amor. Mas é preciso estar avisado para não cair na teia daqueles que de forma tão melodiosa e encantadora tem por objetivo último a escravidão, o aprisionamento. Que dará o homem em troca da sua vida?
Os Cíclopes eram gigantes de um olho só que moravam nas cavernas. Diz o ditado popular que na terra de cego quem tem um olho só é rei. Mas se tem uma coisa que pessoas de visão limitada não gostam é de pessoas que possuem uma visão mais acurada que a deles. Os ciclopes hoje não estão em cavernas, mas sim nos escritórios, nas empresas, até mesmo nas igrejas, prontos para destruir aqueles que pra eles se apresentam como uma ameaça. Para lidar com os Cíclopes é preciso ter a simplicidade de uma pomba e a prudência de uma serpente. Foi assim que Ulisses se livrou deles.
As sereias se constituíam num grande desafio para os marinheiros incautos. Com um doce canto elas seduziam, mexiam com as emoções e despertavam paixões avassaladoras. Os que se deixavam levar pelo canto que as sereias entoavam se lançavam no mar e eram arrastados para as profundezas do mar. As sereias de hoje já se adaptaram a vida fora d’água, e procuram seduzir os viajantes através de anúncios nos jornais, nas revistas de nu artístico, internet, e as mais audaciosas se expõem como mercadoria nas grandes avenidas da vida. Quem quer ser bem sucedido em sua Odisséia precisa tomar cuidado com as sereias e com os “sereios” que estão por aí.
Na Odisséia Ulisses enfrenta muitas outras venturas e desventuras até chegar ao seu palácio real e encontrar-se com sua esposa amada. O que nos leva a considerar que o que levou Ulisses a superar todos os desafios que enfrentara foi a força do amor. O amor é o combustível que nos leva a atravessar o oceano da vida, superando todos os obstáculos. Quem ama vence. Quem ama se supera. Quem ama surpreende. O amor é indestrutível. É eterno. Deus é amor!
Se a Odisséia é um mito, um poema, sua vida é uma realidade. Sendo assim escreva-a da melhor maneira possível. Feliz 2009!


Ailton Gonçalves Desidério

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com