Pular para o conteúdo principal

A PERSISTIREM OS SINTOMAS



Sempre após a propaganda de algum medicamento aparece a seguinte frase de advertência: “Ao persistirem os sintomas o médico deve ser consultado.”. Na verdade o médico deveria ser consultado logo no início do aparecimento do sintoma. Mas se de médico e louco todos nós temos um pouco, a mensagem obrigatória do Ministério da Saúde tem lá sua justificativa.
O hábito de automedicar-se aponta para a ânsia de livrar-se de um sintoma indesejado. Ato de loucura em alguns casos, pois de tanto tratar do efeito, sem se preocupar com a causa, o resultado é o fortalecimento do sintoma e a conseqüente diminuição do tempo entre uma manifestação sintomática e outra.
No tratamento psicanalítico o que se busca não é a pura e simples remissão do sintoma. Tendo em vista que o objetivo de uma análise é a eliminação do sintoma, enquanto manifestação de dor e sofrimento psíquico, a partir da fala do próprio paciente. Por mais incrível que pareça o sintoma se desfaz a partir da fala daquele que sofre.
O que faz, então, o analista? Só fica escutando? É assim que alguns que procuram a análise com o desejo da imediata remissão do seu sintoma se interrogam e dizem: “eu falo o tempo todo e ele(a) fica ali parado e só sabe dizer – seu tempo acabou!” Vale aqui destacar uma das orientações de Lacan quando disse que o psicanalista dirige o tratamento, mas de modo algum deve dirigir o paciente.
Para o analista a queixa do paciente não é desprovida de sentido, até porque ele já experimentou angústia semelhante na sua própria experiência de análise.
Para a psicanálise o sintoma é uma mensagem, um enigma, que precisa ser decifrado por aquele que dele se queixa; e é a fala do paciente que permite que isso aconteça. Fugir dessa lógica e buscar a pura e simples remissão do sintoma pode até surtir efeito, mas será sempre um efeito temporal, semelhante ao de um analgésico. Se há algo peculiar ao sintoma psíquico é a sua insistência, a sua fluidez. Deste maneira, combatido frontalmente de um lado, ele aparece camuflado em um outro.
Camuflagem é uma boa palavra para se definir o sintoma. Ouço com certa freqüência algumas pessoas referindo-se aos seus problemas de saúde dizendo: “porque a minha gastrite”, “porque a minha úlcera”, “porque o meu problema de coração”. Por vezes é preciso conservar a doença, enquanto queixa, dor, sofrimento, como forma de evitar deparar-se como uma dor e um sofrimento maior, a dor psíquica fruto do desprezo, do abandono, do trauma que insiste em aparecer. Frente a impossibilidade de se lidar com uma determinada dificuldade uma das saídas encontradas pelo psiquismo é a doença. Paul Tournier, psiquiatra suíço, disse que “Muitas doenças começam sendo funcionais e depois tornam-se orgânicas.”
Jair Perestrello, que foi um dos preconizadores do estudo do fenômeno psicossomático no Brasil, destaca a importância de se construir “uma história da pessoa e não da doença somente.” , ao invés de ficar preso a uma construção pura e simplesmente técnica do doença.
Wartel diz que “certos indivíduos não têm outra maneira de viver senão apresentando um modo de resposta permanente ou surtos de tipo psicossomático.” Portanto, tratar pura e simplesmente do sintoma, enquanto manifestação de um sofrimento psíquico, é conservar toda uma estrutura de dor e sofrimento, a partir do emaranhado que o tece e o sustenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com