Pular para o conteúdo principal

NOMES PRÓPRIOS E ADJETIVOS


Somos o que somos não por conta do nome que recebemos, mas dos adjetivos que nos são dados por pais, familiares e amigos. Inteligente! Burro! Bonito! Feio! Gordo! Magro! Cabeção! Idiota! Estabanado! Etc. As palavras têm o poder de criar sulcos, valas, caminhos sinuosos, assim como os rios, que acabam influenciando o curso da vida, positiva ou negativamente. Em geral as palavras acabam fazendo um pouco das duas coisas.
Quando nascemos recebemos um nome e sobrenome. Os nomes escolhidos refletem o gosto do pai, da mãe, ou dos dois. Nomes possuem significados e durante o período da gravidez os pais chegam a consultar o dicionário do significado dos nomes. É assim que: Aline significa graciosa e elegante, Almir – brilhante e capaz, Denise – gentil e amante da beleza, Paulo – disposto, corajoso; e por aí vai.
Penso que a força de um nome não está no nome e nem no sobrenome propriamente ditos, mas no adjetivo. Sem dúvida que o nome tem sua influência sobre a pessoa, mas o que é dito a esta pessoa, em especial durante os primeiros anos da sua vida, influenciará de forma muito mais determinante a sua vida do que o nome que é colocado em sua certidão de nascimento. É que as palavras criam sulcos por onde a vida escoa.
As pessoas não são o que são por conta do nome que receberam – o nome até que ajuda, mas elas são o que são por conta dos adjetivos, dos rótulos que receberam. O adjetivo, diz o dicionário Aurélio, tem o poder de modificar o substantivo, denotando-lhe uma qualidade, um modo de ser, um caráter.
Caráter tem a ver com caractere, ou seja, com algo que imprime uma marca. A letra “a” de uma antiga máquina de escrever deixa a sua marca na folha branca, com maior ou menor intensidade, a depender da força que foi empregada sobre a tecla. Em alguns casos, empregando-se uma força maior do que a necessária, o bater da tecla sob a folha vai além de deixar uma simples marca produzindo um furo na folha.
Os adjetivos, enquanto um conjunto de caráctereres imprimem com maior ou menor intensidade, marcas indeléveis na vida de uma pessoa. A pergunta que se estabelece é: o que fazer com as marcas que foram impressas na memória de forma indevida? Como se apaga a marca de um caractere? Se no papel já é difícil, para não dizer impossível, o que dizer no psiquismo.
Muitas são as teorias e correntes psicológicas que se propõem a apagar do psiquismo os adjetivos que produzem dor e sofrimento na vida de uma pessoa. A proposta é de algumas teorias é de produzir um recondicionamento, uma reprogramação da mente, assim como os técnicos de informática fazem com um computador. Mas é possível fazer a mesma coisa na mente?
Os adjetivos podem ser resignificados a partir do momento em que são questionados, confrontados. O cogito cartesiano diz: penso logo existo. Mas por que penso o que penso? Por que penso o que não quero pensar? Por que quanto mais não quero pensar no que penso aí é que acabo pensando? Um pensamento não surge do nada. Ele necessita de uma matéria prima que é a linguagem adjetivada do outro.
Não somos nós que criamos os adjetivos. Nós os recebemos por herança, se bendita ou maldita isso é outra história. Os adjetivos nos são atribuídos como uma caricatura do que os outros pensam ao nosso respeito, e são acolhidos como pura expressão da verdade.
Adjetivos são assim: ninguém vive sem eles. As vezes eles afagam o nosso ego, outras vezes causam feridas na alma. O importante nessa história toda é que os adjetivos são como decalques: se quisermos eles não colam.

Ailton G. Desidério

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu