Pular para o conteúdo principal

TRAUMAS E SUPERAÇÃO


Por vezes na vida a maior tensão não é vivida no momento do trauma, mas no momento pós-trauma, também conhecido como momento pós-traumátido. Se o trauma abre uma ferida é no momento pós traumático que a ferida será ou não fechada. O momento pós trauma pode ser comparado aos tremores sucessivos depois de um intenso terremoto. Por menor que seja o tremor de terra ele sempre suscitará a lembrança de algo terrível que aconteceu no passado. Sendo assim o momento pós traumático pode colocar a pessoa sob um contínuo estado de alerta, sendo o medo e a ansiedade um dos primeiros sinais desse aprisionamento psíquico.

O trauma é o evento, o fato, que na esfera temporal não tem como ser remediado. O tempo não volta. É comum ouvirmos algumas pessoas que tendo passado uma experiência traumática dizerem: “Ah! Se eu não tivesse passado por ali naquela hora.”, “Ah! Se eu tivesse ficado quieto.”, “Ah! Se eu soubesse que isso iria acontecer.”. Em relação ao trauma a partícula condicional “se” abre margem para inúmeras suposições que só servem para aumentar a dor e o sofrimento, suscitado muitas vezes pelo sentimento de culpa. Mas também podem ser consideradas como ruminações da mente que podem ou não contribuir para a elaboração da dor, fruto de um episódio fatídico e irreversível. Na verdade a superação de um episódio traumático está diretamente associada a saúde psíquica, e por que não dizer espiritual, da pessoa que sofreu o traumatizada.

A Bíblia relata diversos episódios traumáticos. Por exemplo, o episódio traumático na vida de Davi por ocasião da sua relação adúltera com Bate-Seba, que culminou com uma gravidez "indesejada". A Bíblia diz que após o nascimento a criança adoeceu e Davi passou sete noites orando e jejuando, pedindo que Deus poupasse a vida do seu filho recém nascido. Infelizmente o menino morreu. Os servos de Davi temiam dar a notícia do falecimento da criança por conta do sofrimento de Davi, pois ele estava muito conturbado. Mas para a surpresa e espanto de todos, ao tomar conhecimento de que o seu filho havia morrido Davi se levantou, tomou um banho, ungiu o seu próprio corpo, entrou na casa do Senhor e o adorou. Depois veio para o palácio e se alimentou (2º Sm. 12:19,20).

Pra muitos, pra mim inclusive, a reação de Davi foi muito estranha. Mas como disse anteriormente a reação ao trauma está diretamente associada a saúde psíquica e espiritual da pessoa traumatizada. Alguns no lugar de Davi teriam se revoltado contra Deus. Afinal de contas que Deus é esse que penaliza a vida de um inocente por conta do pecado dos seus pais? Por muito menos alguns simplesmente abrem mão da sua fé. Outros teriam entrado numa depressão profunda, e outros, quem sabe, jogariam tudo pro alto e saíram como forasteiros por esse mundo de meu Deus. Mas se você acha que Davi foi o máximo é porque você ainda não leu o livro de salmos. Você sabia que setenta por cento dos salmos de Davi são salmos de lamentação.

Um outro exemplo bíblico sobre reação ao trauma: Jó. Os traumas enfrentados por Jó foram pesadíssimos. Você já imaginou o que é uma pessoa receber uma notícia após a outra só falando de tragédia, desgraça? Foi isso o que aconteceu com Jó. Ele perdeu todos os filhos e todos os bens de maneira repentina. Jó dormiu rico e acordou miserável. Se não bastasse isso ele perdeu a própria saúde ficando com o corpo repleto de chagas. Jó perdeu tudo e todos. A bem da verdade, a esposa dele ficou com ele até o final, mesmo tendo dado um conselho nada convencional: "amaldiçoa teu Deus e morre". Devemos tomar cuidado para não crucificarmos as pessoas por conta de suas palavras intempestivas.

Mas se você está pensando que Jó era mais crente do que você é porque você só conhece uma parte da história. Leia o livro todo. Veja as lamentações que ele proferiu; inclusive amaldiçoando o dia do seu nascimento. Que blasfêmia! Nada bonito para um homem de fé, não é verdade? Nada disso. Quem disse que crente não sente dor?

Uma pergunta muito comum no período pós-traumático é: "Por que Deus permitiu que isso acontecesse isso comigo?". Tal pergunta para alguns é uma verdadeira blasfêmia. Não entendem que perguntar é uma maneira de elaborar a dor e o sofrimento. Não entendem que algumas perguntas são apenas perguntas, desabafos, válvulas de escape, sem nenhuma necessidade de respostas. Não entendem que algumas das nossas interrogações refletem o nosso desamparo frente aos traumas que enfrentamos na vida e que com elas não negamos a existência de Deus, mas sim o quanto somos frágeis e precisamos Dele.

O fato é que a vida é traumática por natureza e nem todos os traumas podem ser evitados. Mas uma coisa é certa: com fé em Deus todos os traumas podem ser superados.

Comentários

Unknown disse…
Essa mensagem muito me edificou.. Deus seja louvado por tua vida Pastor.
Unknown disse…
Essa mensagem muito me edificou.. Deus seja louvado por tua vida Pastor.

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu