Pular para o conteúdo principal

Eco e Narciso são dois personagens da mitologia grega. A relação entre eles se deve ao fato de que Eco, uma bela ninfa, ficou fortemente apaixonada por Narciso, que era um belo rapaz. Eco era logorréica, ou seja, sofria de uma forte compulsão para falar. Por ter participado de uma trama que tinha por objetivo esconder o relacionamento do esposo de Hera, a esposa do poderoso Zeus, com outras jovens. Por conta disso Eco recebeu um duro castigo: a fala repetitiva, passando a viver como refém da fala dos outros.

Narciso era um jovem muito bonito. Com um corpo sarado, tipo tanquinho, com lindos olhos azuis, cabelos dourados e encaracolados, despertava suspiro de todas as jovens que o cobiçavam. Mas Narciso não se deixava cativar por nenhuma delas. Ele era apaixonado por si mesmo. Era o maior admirador da sua própria imagem, suposta beleza.

Tomada pela maldição lançada por Hera, a maldição da repetição, Eco se refugiou no deserto. Lá ela vê o jovem Narciso e fica ardentemente apaixonada por ele. Mas tendo a fala roubada a ela restava uma única saída: esperar que o Narciso a procurasse. Narciso ouve um barulho que vinha de um arbusto e pergunta: “Há alguém aqui?”. “Aqui” – respondeu Eco. “Vem!” gritou Narciso. “Vem” respondeu Eco. “Por que foges de mim?”, perguntou Narciso. “Por que foges de mim”, respondeu Eco. “Eu não fujo! Vem, vamos nos juntar!” “Juntar!”, respondeu Eco que veio correndo em direção ao belo Narciso.

Ao vê-la tão apaixonada Narciso saiu correndo. Não por conta da feiura da jovem Eco, que também era muito bonita, mas por conta da paixão que nutria por si mesmo. Eco era escrava da repetição. Narciso era escravo da própria imagem, sua suposta beleza.

Decepcionada, desalentada, Eco refugiou-se numa caverna e sem comer e beber definhou até a morte. Após a morte os ossos de Eco misturaram-se com as rochas. Mas a voz dela continuou a ecoar do fundo da caverna. Narciso, por sua vez, cansado da sua solitária peregrinação encontra um lindo e transparente lago onde busca saciar a sua sede. Ao abaixar-se para beber a água contempla o próprio reflexo e fica apaixonado por si mesmo. Tenta abraçar a bela imagem, mas vendo que todas as vezes que se aproximava ela se desfazia, ficou ali, na beira do lago por muitos dias sem comer e sem beber. Triste sina a do jovem Narciso: morreu admirando a própria imagem, suposta beleza.

Os mitos era contados pelos gregos como uma tentativa de explicar um fenômeno que eles não conseguiam apreender. O mito de Narciso deu origem ao conceito de narcisismo, que ilustra o perfil psicológico daqueles que tomados por uma construção fantasiosa de si mesmos, fecham-se para os relacionamentos.
O mito da jovem Eco dá conta de um outro perfil que é o daqueles que não conseguem estabelecer uma comunicação efetiva com o outro por conta de uma comunicação repetitiva. Querem falar, mas não sabem como. Sabem o que falar, mas não tem coragem.

O tempo passou. O mundo mudou. Mas a subjetividade humana continua a mesma. Saiu o Olimpo. Entrou a internet. Narciso e Eco hoje estão conectados na internet e fazem parte das redes sociais: facebook, WhatsApp, Instagram, Flickr, e tantas outras. O exibicionismo de Narciso e a vã repetição de Eco surgem como marcas da futilidade virtual desse tempo chamado “pós moderno”. Narciso hoje continua encantado com a própria beleza. Exibindo-se e contemplando a imagem de si mesmo na fria tela do computador. Eco continua buscando em vão um espaço nos grupos e subgrupos das redes sociais, repetindo e ecoando a mesma fala vazia e desprovida de sentido.

A lógica desse novo tempo pode ser definida do seguinte modo: Narciso se exibe nas redes sociais através de imagens extravagantes e por vezes bizarras de si mesmo. Eco busca chamar a atenção através de uma linguagem cada vez mais repetitiva e vazia.

Os Narcisos e Ecos de hoje possuem muitos amigos cadastrados em suas redes sociais. Milhares de amigos. Mas vivem sozinhos, solitários. A triste sorte deles é a de acabarem esquecidos, sem identidade, atrás da tela de alta definição do computador, do tablete ou do smartphone.
Hoje os que se assemelham com Narciso continuam morrendo reféns da própria imagem. Os que se assemelham com Eco continuam morrendo por conta da vã repetição. Morrem engolfados com as próprias palavras.
Ficam as perguntas: a ficção imita a vida ou a vida imita a ficção? Tem que ser assim ou pode ser diferente?

Comentários

Prof.Tabajara disse…
Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que "a vida imita a vida". Nada se cria, tudo se copia. Vivemos uma sociedade baseada no "estouro da manada", onde vai um logo seguem-se outros, sem consciência alguma, apenas seguindo. Vemos também todo um estímulo para se conquistar "cinco minutos de fama", na esperança de uma fama efêmera, uma visibilidade global, sem pensar no valor da privacidade, sem considerar que tudo tem um ônus, e o da fama pode ser insuportável. A beleza é tratada como o mais importante dos atributos humanos, dispensando-se, por exemplo, o caráter, princípios e valores, a verdade e outras coisas que caracterizam as pessoas sérias e confiáveis. Bem, no saldo, estamos diante de uma sociedade vazia, de valores e princípios, e principalmente, de Deus. Falei.

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com