Pular para o conteúdo principal

ESQUECERAM DE MIM! ENTRE A COMÉDIA E A TRAGÉDIA

O filme “Esqueceram de mim”, altamente badalado na sua primeira edição na década de 90, estrelado pelo pequeno ator Macaulay Culkin, é uma comédia que conta a história de um menino (Kevin), que os pais acabaram esquecendo em casa quando se preparavam para uma viagem de férias. A partir desse momento, a comédia se desenrola com o pequeno Kevin fazendo mil e uma estripulias pra salvar o patrimônio dos pais e, ao mesmo tempo, a própria pele das mãos dos bandidos trapalhões. É uma comédia hilária!

Toda obra de ficção tem uma certa conexão com a realidade. Só para se ter uma ideia, José e Maria esqueceram o seu filho, o então pré-adolescente Jesus, no templo de Jerusalém e só foram sentir falta dele quando já estavam a um dia de viagem (Lc. 2: 42,45). Quantos pais já não tiveram a experiência de esquecerem os filhos na casa de parentes, amigos e até mesmo na igreja? A sensação não é boa. Como pai de três filhos, eu sei muito bem o que é isso.

Infelizmente, no final do ano de 2014, no mês de dezembro (próximo do Natal), três famílias foram abaladas por uma verdadeira tragédia. Dois pais, um em São Paulo e outro em Belo Horizonte, esqueceram os filhos na cadeirinha dentro do carro e as crianças vieram a óbito. No Rio de Janeiro, uma criança foi esquecida dentro do carro por uma motorista de transporte escolar e também veio a falecer. Verdadeiras tragédias! Tenho orado pelos pais dessas crianças.

Por que essas coisas acontecem? São muitas explicações, mas acompanho a linha de pensamento da psicóloga Eleni Bougiotakis, que, em entrevista publicada no site notícias R7 (http://noticias.r7.com/cidades/pais-que-esquecem-filhos-em-carros-sao-vitimas-do-excesso-de-informacao-dizem-especialistas-20122014), diz que tais episódios se devem a um comportamento injustificável, “típico de uma pessoa que está com uma mente saturada e em uma vida robotizada e mecânica.”. Segundo Eleni, é extremamente prejudicial separar a ação do sentir.

Infelizmente há muitos anos que o sentimento de TER tem suplantado o sentimento de SER. A impregnação do capitalismo selvagem na cultura ocidental tirou os pais de casa, separando-os por completo do convívio salutar com a família, com os filhos. Na busca de um conforto irreal para a família, os pais estão trabalhando demais e, por conta disso, estão ficando exaustos física e emocionalmente. Estão ficando mecanizados, robotizados, totalmente desconectados do sentimento familiar.
A psicóloga Eleni acrescenta que “Se a pessoa não está conectada ao próprio filho o ato de levá-lo à escola pode ser visto pela mente como uma obrigação, portanto, passível de esquecimento, como qualquer outra. O filho, no caso, não pode ser colocado numa lista de tarefas do dia, como se tivesse a mesma importância do que ir trabalhar, por exemplo, senão mecaniza a ação e abre margem para o esquecimento.”

O que os pais precisam fazer numa conjuntura tão materialista como a que vivemos? Largar o emprego? Claro que não! Proponho duas ações:

primeiro – valorizar o sentimento familiar, o sentido de viver em família, de fazerem coisas simples, mas ao mesmo tempo altamente significativas, como: brincar com os filhos, estar com eles, relacionando-se com eles, de modo efetivo e menos burocrático, como mais uma tarefa do dia.

Segundo – é preciso impor (a palavra é essa mesma: impor) limites para o trabalho. Ter dinheiro é bom, mas esse não pode ser o principal objetivo da vida, da família. Você conhece a frase: “tem coisas que o dinheiro não compra.”? Acrescento: muito menos o cartão de crédito, ou cartão de dívida, como muito bem diz meu amado irmão, líder do Ministério de Casais da PIB Lins, Almir Tabajara. Precisamos de mais contentamento com o que temos e menos descontentamento e insatisfação com o que não temos.

Uma última coisa que quero destacar: o esquecimento dos filhos, mesmo que não proposital, pode causar a morte emocional e a pior de todas as mortes: a morte espiritual. Não permita que isso aconteça com a sua família.
Por fim, que em 2015 você trabalhe o suficiente para conquistar os seus alvos, as suas metas, mas que não trabalhe tanto ao ponto de comprometer a sua família, os seus filhos. Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com