Pular para o conteúdo principal

O MAL DA VIDA


Para início de conversa quero dizer que o mal da vida é a própria vida. E todo o movimento neurótico e doentio na vida reside no esforço hercúleo e insano de eliminar “o mal da vida”. Para aqueles que nutrem esse sentimento, promessa é o que não falta no mercado, tanto das indústrias farmacêuticas, com promessas de remédios que curam todos os males e eliminam todas as dores da vida, verdadeiros elixires da juventude; como, sejamos sinceros, as promessas das igrejas industrializadas, empresariais, mercantilistas que prometem o que nem o próprio Jesus Cristo prometeu: vida boa, abastada, sem qualquer vestígio de dor, sofrimento, angústia, medo, desesperança, e por aí vai.

A igreja só é lugar de vida quando ela não nega a vida com o mal estar que a vida comporta. Penso que precisamos urgentemente de uma “desinstitucionalização” da igreja, assim como aconteceu na reforma psiquiátrica com a “desinternação” dos pacientes com transtornos mentais. Precisamos libertar os crentes das prisões, com suas arquiteturas ornamentais e ultramodernas em que se transformaram os templos, para que eles vivam a loucura da fé em Deus (1º Coríntios 1:18) entre os demais mortais.

Os crentes precisam deixar de se comportar como alienígenas, extraterrestres, como seres espirituais superdotados, que possuem uma linguagem que só eles entendem. Precisam sair dos seus espaços hermeticamente fechados, do mundinho medido por metros quadrados, que eles mesmos ajudaram a construir, onde vivem isolados como se estivessem no céu. Precisam deixar as aparições esporádicas dos contatos midiáticas do 3º grau, que causam mais medo do que esperança, fé e alegria.

O mal estar da vida é uma condição da vida incompleta, dividida por seus desejos (Romanos 7:15), que atravessa a todos. Ninguém é espiritual negando a vida. A espiritualidade e a fé em Deus são os recursos que nos ajudam a enfrentar a vida, a lidar com a vida, a transcender a vida, sem, contudo, ignorá-la. A fé não é uma força que nos leva para a caverna. Quando o profeta Elias fugiu pra dentro de uma caverna, por conta das ameaças de Jezabel, ele não estava exercitando a sua fé. Estava com medo mesmo. Ao vê-lo tremendo de medo lá dentro daquela caverna escura, Deus disse para ele: “O que fazes aí?” (1º Reis 19:13).

Não é esta a mesma pergunta que Deus ainda faz quando nos vê amedrontados e encolhidos no fundo de nossas cavernas espirituais e emocionais? A fé em Deus é sempre um convite pra sairmos da nossa caverna, de onde vemos o mundo de modo distorcido, de onde vemos os problemas da vida como verdadeiros dragões cuspidores de fogo. Bem, isso não significa dizer que, ao sairmos da caverna, encontraremos um gatinho miando. A fé não é a ilusão de uma vida fácil, mas a certeza de superação a despeito da nossa fragilidade. É por isso que a Bíblia insiste em dizer: “o justo viverá pela fé” (Hb. 2:4; Rm. 1:17; Gl. 3:11; Hb. 10:38).

Só se vence o mal-estar da vida com fé em Deus, através de Jesus Cristo. Porém, fé e religião não são necessariamente ações complementares. Nem toda pessoa que tem uma religião tem fé. Jesus disse: “Nem todo aquele que diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus.” (Mateus 7:21). O contrário também é verdadeiro: nem todo aquele que tem fé, tem uma religião. Muito embora, a comunhão entre aqueles que professam a mesma fé em Jesus seja algo que não possamos ignorar.

A fé é movida pela esperança. A religião é movida pela medo. No texto “O Mal-Estar na Civilização”, em que Freud fala da religião como uma fuga das vicissitudes da vida, ele diz: “de que nos vale uma vida longa se ela se revela difícil e estéril em alegrias, e tão cheia de desgraças que só a morte é por nós recebida como uma libertação?”

No livro “Mitos e Neuroses”, o psiquiatra cristão Paul Tournier, ao falar sobre “o mal da vida”, cita Henri Ochsenbein, autor do livro “Os companheiros da vida”. Nesse livro, Ochsenbein afirma que: “Todos os homens buscam a vida; em vão experimentamos de tudo para conseguir possuí-la. Experimentamos todo tipo de uniforme, de máscara, de fachada, de ambiente, de costumes, alguns mudam de mulher, de religião e de igreja. Os povos mudam de governo e mudam as instituições... mas este mal misterioso, que nos acompanha tenazmente em todas as mudanças que experimentamos, subsiste inexoravelmente: o mal da vida.”

Observe bem: a vida não é um mal. Mas existe um mal-estar na vida que não podemos ignorar. Precisamos aceitar e encarar o desafio de vivermos a vida com o mal-estar que ela comporta. Perdoe-me por dizer isso: Papai Noel não existe, o mundo não é perfeito; mas a vida é bela mesmo assim!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu