Pular para o conteúdo principal

A SUPERANDO AS EXPERIÊNCIAS TRAUMÁTICAS

A vida é traumática por natureza. Já escrevi um artigo sobre isso. São muitos os fatores que podem gerar um trauma: desastres naturais, exposição a situações de violência, acidentes, perdas, abuso sexual, etc. Por conta de todos esses fatores é que concluo que estamos vivendo numa sociedade de pessoas politraumatizadas, o que justifica o grande e crescente número de pessoas com crises de angústia, ansiedade, fobias e de tantos outros sintomas psíquicos e até mesmo somáticos relacionados a síndrome pós traumática. Síndrome é um termo que vem da medicina e que caracteriza um conjunto de sinais e sintomas, que pode ser produzido por mais de uma causa." (Dic Aurélio)

A neurose traumática, como diz Alain de Miojolla, "designa um estado psicopatológico caracterizado por diferentes transtornos que sobrevêm, num prazo mais ou menos longo, em consequência de um intenso choque emocional.". Freud foi um dos primeiros a destacar que os traumas que tanto atormentam a nossa vida tem origem na infância, mas especificamente no encontro com a sexualidade. O trauma é um tipo de nó que precisa ser desfeito para que a energia psíquica que ficou retida a partir da experiência traumática volte a fluir normalmente.

O trauma psíquico não pode ser tratado colocando um remendo no psiquismo. A alma não pode ser engessada. A alma é fluída e é nessa fluidez que reside a saúde emocional. Vamos usar um exemplo simples como forma de ilustrar a especificidade do tratamento do trauma psíquico. Imagine um vazamento que se espalha por uma parede da casa, em consequência de um entupimento na parte hidráulica. Não se resolve esse problema de colocando um pouco de massa no ponto onde a água está vazando. Para eliminar o vazamento e impedir que não somente a parede, mas a estrutura da casa não seja danificada é preciso desobstruir o encanamento. O trauma quando não elaborado cria uma obstrução emocional, um engasgo, que vai minando a estrutura emocional, afetando profundamente a qualidade de vida.

Atendi uma paciente que buscou o tratamento por conta de sintomas anti-sociais, caracterizados por explosões agressividade, sempre acompanhadas por crises de ansiedade. Aparentemente era uma pessoa pacata, tímida - mas nem sempre a quietude é sinal de paz interior; por vezes pode ser sinal de que a pessoa está no ponto de explodir. Lembro quando fiz estágio no hospital psiquiátrico Nise da Silveira, na enfermaria de acolhimento a crise, da seguinte orientação dada pelo psiquiatra responsável por aquele setor: "Não se preocupem com os pacientes que ficam gritando, cantando, falando coisas estranhas pelo corredor. Isso é sinal de que eles estão em processo de cura. Agora, prestem bem atenção no paciente que só quer ficar isolado em seu canto." O silêncio sempre transmite uma mensagem e as vezes não é boa. É preciso ficar atento.

A tarefa da análise é criar as condições para que o paciente seja acolhido e fale do seu sofrimento. No caso desta paciente ela conseguia situar o fato, mas não conseguia discorrer sobre ele. Sempre que se aproximava da experiência traumática ficava em silêncio. O silêncio dela era a pista de que algo muito forte estava sendo guardado a sete chaves dentro dela. No que decorrer do tratamento falou de modo superficial sobre uma história de violência sexual na infância. Falou, mas não aprofundou. O inconsciente nunca se abre de modo tão voluntário. Em geral, abre e fecha em segundos, minutos. O superego está sempre vigilante e o ego morre de medo dele.

Lembro da sessão em que esta paciente chegou e não quis falar. Respeitei e sustentei o silêncio. Sustentar o silêncio numa análise não é tarefa fácil, tendo em vista dois fatores: 1º) Que em geral as pessoas procuram a análise para que possam encontrar uma resposta clara sobre o que deve e o que não deve fazer. Alguns profissionais psi entram nessa esparrela e por conta disso não conseguem chegar a origem do trauma. 2º) A máxima de uma psico-análise é que o analista se forma no Divã. Ou seja, ele precisa trabalhar as próprias questões para que desse modo tenha recursos internos para não interferir e nem se misturar com o conteúdo do paciente. Por isso que sustentar o silêncio do analisando, até que ele se mova para falar do que lhe aflige é uma ação muito importante por parte do analista.

Enfim, nessa sessão que sustentei por alguns minutos sustentei o silêncio sepucral da paciente foi interrompido por um horripilante e estridente grito. Foi um dos gritos mais intensos e sofridos que já ouvi na vida. Foi através desse grito que ela colocou todo lixo emocional que estava acumulado dentro dela pra fora; lixo este que alimentava as crises de agressividade e ansiedade que prejudicavam de modo significativo a qualidade de vida dela. Não quero deixar aqui a impressão de que o objetivo da psicanálise é promover o alívio das tensões através do grito ou de outras manifestações somáticas. O grito da paciente apareceu na sessão como forma de significação. Representava a emoção por conta de uma violência sexual na infância que estava aprisionado. Esse grito na verdade foi o primeiro passo para a elaboração da experiência traumática pela vida da fala.

Tudo o que fica reprimido na vida psíquica, mais cedo ou mais tarde virá a tona. É assim que surgem os mais variados sintomas, das mais variadas doenças. Nesse sentido, o sintoma é sinal de uma não fala, que se comunica por outras vias. O que se espera numa psico-análise é que a fala através da fala esse sintoma seja desbastado, escoado, expressado. O nosso mundo interior não é um lugar para acumular lixo, mas para cultivarmos lindos jardins, que podem ser adubados com o lixo emocional que é ressignificado de modo analítico e terapêutico. Não é poesia. É realidade. Como disse Adrían Santarrelli, "todos nascemos com o desejo de querer ser felizes e fecundos", mas a roseira que nos encanta com suas belas e perfumadas flores tem espinhos." A vida também tem espinhos que ferem a nossa alma. O objetivo da análise não é retirar os espinhos da vida, mas cicatrizar as feridas que foram causadas por eles, apresentando ao mesmo tempo uma melhor maneira de lidar com os espinhos da vida.

A melhor maneira de lidar com o trauma é evitá-lo. Na vida vamos aprendendo que não vale a pena comprar todas as brigas. O que não significa se acovardar, mas simplesmente selecionar a boa briga, deixando a que não é boa pra lá. Mas mesmo evitando não temos o poder de evitar todas as experiências traumáticas. Até porque, como bem diz o poema de Francisco Otaviano: "Quem passou pela vida em branca nuvem / E em plácido repouso adormeceu, / Quem não sentiu o frio da desgraça, / Quem passou pela vida e não sofreu, / Foi espectro de homem, e não homem, / Só passou pela vida, não viveu."

Traumas existem e uma vez configurados precisam ser trabalhados para que sejam superados. Abafar o sentimento legítimo de raiva, ira, frustração, decepção, não resolve o problema. Só piora. É preciso reconhecer e aceitar a experiência traumática para poder superá-la. É preciso buscar ajuda de um bom profissional nesse processo de reconhecimento e de tratamento. Nem todos os traumas podem ser evitados. Mas, também, por outro lado, não tem trauma que uma vez encarado não possa ser superado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com