Pular para o conteúdo principal

RACA - A QUESTÃO DA SAÚDE MENTAL NA IGREJA

Alguns dias atrás, fomos surpreendidos com a notícia do suicídio de um colega pastor no interior do nosso país. Segundo o que tomamos conhecimento, a causa foi uma crise depressiva grave. Surgem as perguntas: crente pode ficar deprimido? E o pastor, o anjo da igreja, pode enfrentar problemas emocionais e psiquiátricos? E a fé em Deus, onde é que fica? Quem faz essas perguntas com certeza não lê a Bíblia e, portanto, não conhece histórias como as de Agar, Elias, Jó, Davi, Jeremias, Pedro e tantos outros personagens bíblicos.

Recentemente a revista “Cristianity Today” trouxe um artigo abordando a questão da saúde mental na Igreja, em que destaca uma pesquisa da LifeWay e Focus on the Family, que diz que um em cada quatro pastores reconhecem que tem lutado com problemas relativos à doença mental. Precisamos destacar que a gama de problemas mentais é muito extensa. Digo isso porque o estigma é que o doente mental é aquele que rasga dinheiro. Na verdade tem muito maluco por aí: pastores, inclusive, doentes mentais, que estão fazendo justamente o inverso. Cada louco com a sua mania.

Jesus abordou o problema da saúde mental no sermão do monte, quando Ele disse: “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.” (Mateus 5:22). O que Jesus estava querendo dizer com essas palavras? O contexto desta citação é a vivência da fé na sua dimensão mais radical que é a prática do amor. Na verdade, tudo na Bíblia começa e termina com amor. Os escribas e fariseus não compreendiam dessa maneira. Muitos ainda hoje também não compreendem. O pensamento de pessoas assim é movido pelo cumprimento de regras, de leis. Elas dizem: “você tem que fazer e pronto. Se fizer o que é certo, será premiado. Se fizer o que é errado, vai tomar umas cacetadas.”.

Se a radicalidade da vivência da fé em Cristo tem que ser o amor, então a igreja precisa ser um lugar de acolhimento daqueles que sofrem com os mais variados problemas, inclusive os que sofrem com problemas emocionais e distúrbios psiquiátricos. A igreja precisa ser um local de acolhimento. Guarde bem essa expressão! Um lugar de vida, celebração e esperança; e não uma forca para aqueles que lutam com os mais variados problemas emocionais e psíquicos.

Falar sobre o suicídio é falar de um tema proibido. Maria da Paz Manhães, no livro “O enigma do suicídio”, diz que “As religiões cristãs (entenda-se catocilismo) não tem beneplácito para o suicida e os discrimina em seus rituais, negando-lhes os últimos sacramentos, a encomendação da alma e até a missa de sétimo dia.”. Sendo um tema proibido, então, vamos escondê-lo debaixo do tapete vermelho de uma espiritualidade desencarnada. Vamos esconder não somente o suicídio, mas as causas que podem levar uma pessoa a atentar contra a própria vida. Vamos esconder a angústia e a depressão, nas suas mais variadas formas, porque isso significa “falta de fé”. Que pensamento tacanho! Que coisa absurda!

Nós precisamos escolher se vamos viver a fé, a partir do enfrentamento dos vários atravessamentos que ela tem com a vida, ou se vamos brincar de crentes, vivendo a ilusão tão bem retratada no best seller: “Alice no país das maravilhas”. Nós devemos sempre olhar para o céu, mas não podemos esquecer que estamos na terra. Almejamos a plenitude da vida por vir, mas não podemos esquecer que ainda somos de carne e osso e que não vale a pena querer encurtar o percurso.

Adolpho Hoirisch diz que “o suicídio emerge como comportamento comumente condenado por diferentes culturas, mas que tem em sua gênese diversos motivos.”. Uma depressão grave pode levar ao suicídio. Por isso precisa ser diagnosticada e tratada. É uma doença do corpo e da alma, que não tem nada a ver com o espírito. É muito triste observarmos como a teologia de alguns crentes, inclusive pastores, espiritualiza, demoniza e segrega aqueles que sofrem de distúrbios psiquiátricos.

Nós precisamos entender a questão da saúde mental como um problema inerente a vida, que precisa ser diagnosticado e tratado como qualquer outro problema de saúde. Precisamos construir uma visão do homem por inteiro e não dividido em partes, entre as quais, aceitamos uma, a espiritual, e rejeitamos as outras, a física e emocional. Precisamos entender principalmente que a fé não anula os problemas da vida. Ela nos ajuda a superá-los, a vencê-los, mas ninguém pode vencer o que não reconhece.
Saúde mental é uma questão de qualidade de vida e ninguém deveria entender mais de vida, no sentido pleno da palavra, do que a igreja.

Saúde mental é uma questão de qualidade de vida e ninguém deveria entender mais de vida, no sentido pleno da palavra, do que a igreja. Por outro lado, não existe uma instituição que abrigue mais loucos do que a igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com