Pular para o conteúdo principal

A FÉ COMO SINTOMA!


É possível frente a riqueza da fé bíblica vive-la como se fosse sintoma de uma neurose obsessiva compulsiva, como escreveu Freud em seu texto: “O Futuro de uma Ilusão”? Por que alguns homens da ciência desprezam a fé bíblica e alguns homens de fé desprezam a ciência?
Quando comecei o curso de mestrado em psicologia, com viés psicanalítico, a professora responsável pelo curso fez a seguinte colocação em um encontro de orientação: “Ailton, você não me disse que era pastor!”. A resposta foi imediata: “A senhora não perguntou.”. O silêncio tomou conta da sala onde somente eu e ela estávamos. Subentende-se que se eu tivesse dito que era pastor provavelmente não teria passado no processo seletivo. Mas tudo bem. O mestrado transcorreu bem e ela foi uma excelente orientadora.
É fato que temos muitos crentes sinceros dedicados ao estudo e a pesquisa, que conseguem articular muito bem as questões da fé com as questões relativas a ciência. Na verdade elas não são inimigas. São irmãs. A filosofia assim como a teologia contribuíram para o nascimento da ciência, do método científico. Onde uma termina a outra continua e assim deveriam caminhar juntas e de mãos dadas, num constante exercício dialético.
Mas voltemos a nossa questão inicial: é possível a fé bíblica ser sintoma de uma doença psíquica, por exemplo? Se a fé tem o poder de curar, como considerar que ela também tem o poder de adoecer?
No que diz respeito a fé precisamos separar o joio do trigo, ou seja, precisamos resgatar o sentido da fé bíblica, a luz da Bíblia. Creio que a partir desse ponto, desse exame, é que podemos diferenciar a fé bíblica enquanto sinônimo de saúde da fé não bíblica, muito embora cristã, que produz doença, sofrimento e dor.
A bem da verdade é preciso destacar que nem tudo o que é cristão é bíblico. O cristianismo é uma construção posterior ao período neotestamentário. Dogmas e doutrinas frontalmente antibíblicas foram incorporadas no que conhecemos hoje como cristianismo católico, refletindo no cristianismo evangélico.
Ao correlacionar a fé cristã aos sintomas de uma neurose obsessiva, Freud não estava errado. Estaria se estivesse se referindo a fé bíblica. Mas, por conta da falta de uma experiência transcendental com o Cristo da Bíblia ele só podia falar do que saltava aos seus olhos enquanto pesquisador, ou seja, um homem da ciência. A Bíblia diz que “o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” (1º Coríntios 2:15)
A fé pode ser vista como sintoma quando baseada no sentimento de culpa. A culpa é o pano de fundo da neurose obsessiva e os ritos do obsessivo são o sintoma para afastá-lo do sentimento de culpa. Para o obsessivo sempre existe uma coisa que precisa ser feita pra ele conseguir algo, que nem ele mesmo sabe o que é. O obsessivo vive correndo atrás do vento alimentado por seu forte sentimento de culpa.
A culpa é muito explorada no cristianismo. Muitas das mensagens ditas bíblicas são baseadas no sentimento de culpa e é a partir dele que o cristianismo impõe ritos que precisam ser cumpridos, como forma de alívio. Mas esse não é o Evangelho pregado e encarnado por Jesus. Quando Jesus livrou uma mulher adúltera dos seus algozes religiosos, Ele disse: “Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” (João 8:10,11).
O Evangelho bíblico não sustenta a culpa como forma de manipulação, como invariavelmente acontece no cristianismo. O Evangelho bíblico eliminou a culpa através da Graça de Cristo. Jesus se fez culpado por nós e isso é tremendamente maravilhoso. A culpa valoriza o erro. A Graça valoriza o perdão. A culpa escraviza. A Graça liberta. A culpa adoece. A Graça cura.
Talvez no próximo texto continue discorrendo sobre esse tema. É que existem outros sintomas da neurose obsessiva que estão muito evidentes na prática religiosa cristã. Mas uma coisa é certa: se a fé não serve para promover a vida, a saúde, a paz, ela não serve pra nada. É um sintoma que precisa ser eliminado com o remédio chamado: Graça de Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com