Pular para o conteúdo principal

DIVAGAÇÕES SOBRE A VIDA: ENQUANTO A MORTE NÃO VEM!


Vamos falar sobre a morte. Vamos falar sobre a vida. A morte não é inimiga da vida. Também não é amiga. É uma realidade. A morte limita a vida. Isso é fato. Mas é através dela que a vida pode ser vida, no sentido pleno da palavra. Quem sabe que vai morrer um dia deveria viver melhor hoje. Na verdade tem a obrigação de viver melhor hoje.
É pensando na realidade da morte que quero propor uma divagação sobre a vida. Não que tenhamos tempo de sobra. É justamente o contrário. Temos falta. Na verdade a vida deveria ser contada as avessas: menos um, menos dois, ...., menos sessenta, menos cem, menos cento e um e por aí vai.

Pensar na vida como um recurso não renovável é uma maneira de viver melhor, com mais qualidade, com mais prudência, com menos tristeza e mais alegria, com menos covardia e mais coragem, com menos ódio e mais amor. Por que haveríamos de viver mal, reclamando da vida, se um dia não a teremos mais? Por que desprezar em vida as pessoas que amamos se um dia, ela ou nós, sentiremos tanta falta um do outro?

Não sei porque todas as vezes que vamos falar sobre a vida a morte sempre aparece como se fosse um fantasma. Será porque a morte é um fantasma que vive nos assombrando? Cruz credo? Três batidinhas na madeira? Sinal da cruz? Lamento dizer: não resolve! Deixa a morte pra lá e voltemos as divagações sobre a vida. Mas o que é a vida? As vezes nós estamos tão acostumados com a vida que acabamos esquecendo o que ela é. Não existe coisa pior na vida do que se acostumar com ela. Quem se acostuma com a vida acaba desperdiçando-a. Respondendo a pergunta “o que é a vossa vida”, Tiago, o escritor bíblico, diz: “É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.”. Vapor, neblina, fugacidade. A vida é fugaz. É tão fugaz que entre a data do nascimento e a data da morte o que a representa é um hífen colocado nas lápides frias das tumbas dos cemitérios.

Lá vem a morte de novo! Por que será que todas as vezes que queremos falar sobre a vida a morte sempre aparece como uma intrometida? Voltemos as divagações sobre a vida com um poema de Cora Coralina, que diz:

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."”

Viver é mais do que ter. Viver é doar. É uma pena, uma tristeza, vermos tanta injustiça, violência, guerras, separações por conta da obsessividade do Ter em detrimento do Ser. É justamente por sabermos que iremos morrer um dia que não deveríamos nos preocupar em ter e acumular tantas coisas.

Vida que é vida tem a ver com desprendimento, ao contrário da morte que tem a ver com aprisionamento. Depois da vida é difícil, praticamente impossível livrar-se do paletó de madeira. Lá vem a morte de novo! Por que ela não nos deixa? Por que ela sempre nos persegue? O que ela tem contra a vida? Não tem nada. Ela simplesmente existe.

Desisto! Não dá pra divagar sobre a vida sem ter a morte a espreita. Chego a conclusão de que quem pensa muito sobre a vida vive com medo da morte e acaba esquecendo de viver. Como disse Rubem Alves: “Sábias são as pessoas que sabem viver. Tolo é aquele que, tendo defendido tese sobre barcos e mapas, não sonha com horizontes, não planeja viagens, não imagina portos. Anda sempre em terra firme por medo do naufrágio.”
Então, vamos viver a vida do único modo que ela pode ser vivida, ou seja, um dia de cada vez. Até porque, como bem disse Jesus: “basta cada dia o seu mal.” (Mateus 6:34).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com