Pular para o conteúdo principal

PARE DE RECLAMAR DA VIDA


Cada época comporta o seu mal estar. Não tem como evitar isso. No entanto, quem nunca se percebeu dando mais valor ao passado do que o presente, dizendo: “naquele tempo....”? Sempre temos essa tendência de valorizarmos o passado e depreciarmos o presente; o que é uma grande besteira porque ninguém pode viver no passado. Só se vive no presente.
Por vezes, indevidamente, alguns crentes pensam que os tempos bíblicos retratados no Velho e no Novo Testamento é que eram bons. Não sei se você pensa assim. Mas, só a título de comparação, permita-me fazer alguns recortes desses dois tempos bíblicos em relação ao nosso tempo hoje.
Viver no Velho Testamento era sentir na pele a dor de uma cirurgia sem assepsia, e o pior, a sangue frio. Estou falando circuncisão, ou seja, a operação da fimose. Tudo bem que ainda hoje os judeus fazem isso, mas com certeza eles não cortam o prepúcio do menino com uma lasca de pedra afiada e sem anestesia.
Entretanto, o sofrimento não era só dos homens. As mulheres também sofriam, e muito. Sofrimento subjetivo, psicológico, social. Elas eram desprezadas e literalmente submetidas aos homens. Na maioria das vezes eram tratadas como objeto de prazer e procriadoras de filhos. Naquela época as mulheres tinham dois direitos básicos: 1º) Não ter direito algum; 2º) Não reclamar do direito que tinham. Pergunto: qual a mulher hoje, trazendo a marca da sua independência, conquistada a duras penas, gostaria de viver numa cultura assim?
Viver no tempo do Novo Testamento era diferente. Mas também não era fácil. Mesmo no tempo do nascimento e ministério de Jesus a vida era difícil, muito difícil. Imagina viver num tempo em que discordar do governo era sinônimo de perder a cabeça. Não foi isso o que aconteceu com João Batista ao denunciar o adultério do rei, Herodes Antipas com Herodias? Imagina se fosse hoje, com tanta gente falando mal do governo? Cabeças iam rolar aos borbotões! Hoje precisamos da coragem e ousadia de um homem como João Batista, que não se vendeu ao poder, deixando de apontar os erros e pecados vindos do palácio.
Mas tem um outro aspecto muito marcante na história do Novo Testamento: a perseguição dos primeiros cristãos. Quantos morreram cerrados ao meio, decapitados, jogados na fogueira, queimados com óleo quente, destroçados nas arenas do império romano e crucificados, como o próprio Jesus foi. Nesse sentido, ser crente no tempo do NT não era moleza como hoje, pelo menos aqui no Brasil. Há quem diga que a perseguição desperta os crentes. Será?
Vamos dar um mais um salto histórico. Vamos para a Idade Média, também conhecida como a Era das Trevas. Você sabia que a expectativa de vida na Idade Média era de mais ou menos trinta anos? Dá para imaginar hoje uma pessoa morrendo de morte natural aos trintas de idade? Mas naquela época quem chegasse aos trinta anos de idade estava no lucro. Tinha uma saúde de ferro. Hoje, mesmo com toda a crise do SUS, com toda a pobreza e falta de saneamento básico que infelizmente ainda temos na maioria das cidades do nosso país, a expectativa de vida do brasileiro é 74,9 anos.
E o tempo do vovô, quando ele morava na roça?! Tempo bom, não é mesmo? Leite fresquinho, legumes e verduras sem agrotóxico, galinha caipira criada no quintal, sem qualquer tipo de hormônio. Água cristalina da cachoeira, sem qualquer vestígio de poluição. Aquilo que era vida. Mas tem um lado que talvez você não conheça.
Só um exemplo: imagina os pais vendo um filho com uma febre insistente, precisando de atendimento, mas pra isso seria preciso viajar quilômetros, a cavalo, até chegar no vilarejo mais próximo pra ter uma consulta com um farmacêutico, que naquela época não passava de uma pessoa com algum conhecimento sobre o poder curativo das plantas e ervas. Dá pra imaginar o sofrimento desses pais?
A questão aqui não é enaltecer o nosso tempo e desprezar o passado. Sabemos muito bem que a vida não está fácil. Sabemos também que em alguns aspectos a vida no passado era sim melhor do que a temos hoje. Mas precisamos vencer esse dualismo entre passado e presente e vivermos os desafios do nosso tempo.
Se for para olhar para trás que seja para observarmos aqueles que souberam enfrentar e superar as dificuldades do seu tempo. Homens como: Martinho Lutero, Pr. Martin Luther King Junior, Ghandi, Nelson Mandela, e muitos outros.
Sabe de uma coisa! Não vale a pena brigar com o tempo. Se você não o aceita ou desvaloriza-o ele continua andando celeremente e, no final, ele sempre nos vence pelo cansaço.
Lute para transformar o dia de hoje no melhor dia da sua vida. Valorize a vida, valorizando e extraindo do tempo tudo o que ele pode lhe dar. Pare de reclamar da vida. Não adianta! Não resolve! Viva a única vida que você tem para viver. Não quero te desanimar, mas se você ficar lutando contra a vida, contra o tempo, um dia você poderá vir a se lamentar pelo tempo de vida que você perdeu.
Não quero e nem posso lhe ensinar a viver a sua vida. Eu ainda estou aprendendo a viver a minha. Como diz o ditado: “cada um sabe onde o calo aperta.” Mas, por favor, para o seu próprio bem: pare de reclamar de vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com