Pular para o conteúdo principal

DÚVIDA CRUEL!


Desde o início do nosso aprendizado fomos ensinados sobre as virtudes do pensamento. Decartes, tido como o pai do pensamento científico, formulou a seguinte máxima: “penso, logo existo”. Tal formulação baseia-se no seguinte raciocínio: “Se duvido penso”, e se “penso, logo existo”. Para Decartes a dúvida deve ser levada a última instância, se é que tal instância existe.
A dúvida é cruel! Sem dúvida! Ainda mais num momento caracterizado por tantas certezas como este em que vivemos, chamado “pós-moderno”. Uma leitura desse nosso tempo chega a ser no mínimo esquisita: de um lado observamos uma vasta produção de saberes, de certo modo, a partir do postulado cartesiano; do outro o que vemos é uma certeza tão forte que é como se estivéssemos vivendo a era das convicções plenas.
Por que a maioria das pessoas buscam eliminar as dúvidas com certezas, que por vezes não são tão certas assim? É que a dúvida produz inquietação, insegurança e expectativas inquietantes. A certeza, por outro lado, produz o sentimento de estabilidade, segurança, servindo de proteção quanto ao inesperado. Só que uma certeza infundada é pior do que a dúvida cruel. Certeza demais estraga, ou melhor: frustra!
A frustração faz parte da vida. É impossível viver sem se frustrar, mas algumas frustrações bem que poderiam ser relativizadas pela dúvida. Determinados sintomas podem levar ao diagnóstico de uma doença dita incurável, por exemplo. Mas é preciso diferenciar diagnóstico de sentença de morte. O que vem a ser um diagnóstico? Segundo dicionário Aurélio é o “Conhecimento ou determinação de uma doença pelo(s) sintoma(s) e/ou mediante diversos exames (radiológicos, laboratoriais, etc.)”. É preciso frustrar o diagnóstico enquanto verdade última para que a cura se estabeleça.
O diagnóstico de um sintoma físico é diferente do diagnóstico psíquico, muito embora, em alguns casos específicos a distância entre um e outro seja mínima. Um sintoma físico nem sempre é de causa orgânica, pode ser reflexo de uma desarmonia psíquica. Na psicanálise, por exemplo, o sintoma deve ser visto como uma mensagem que clama por decifração, que contem um sentido a ser descoberto não pela imagem de uma ressonância magnética tridimensional, mas pela instalação da pergunta: “o que queres?”. É a dúvida que leva aquele que sofre a buscar um sentido que está além do que ele apresenta como sendo uma simples demanda de cura.
Diagnosticar um sintoma buscando a sua origem no psiquismo não é tarefa fácil. É mais fácil receitar um ansiolítico ou um antidepressivo e chamar o próximo da fila. É mais fácil também indicar alguns exercícios buscando um recondicionamento, ou como está mais na moda, uma reprogramação do psiquismo. A psicanálise não ignora e nem desvaloriza o sintoma e o sofrimento que ele causa. Mas rejeita o reducionismo do sujeito a um amontoado de células nervosas, regidas por sinapses aleatórias, que devem ser controladas por pílulas miraculosas ou auto-controladas pela força do pensamento. Rejeitar não é sinônimo de desrespeitar.
O que uma pessoa que sofre quer é ficar curada do incomodo produzido pelo sintoma, e o quanto mais rápido melhor. A questão, no entanto, é saber manejar o desejo de cura do paciente para que ele, não como paciente, mas como agente, interrogue-se sobre as reais causas do seu sofrimento. É a fala daquele que sofre, na posição de agente impaciente, que deve servir de direção para o tratamento.
A dúvida pode ser cruel, mas você já parou para pensar que algumas convicções são mais cruéis que a dúvida? O que é melhor: a dúvida de ficar ou não curado de uma doença, ou a certeza que determinada enfermidade o levará a morte? Penso que se injetassem uma boa dose de dúvida na veia de alguns pacientes eles continuariam sonhando, lutando e buscando a solução para os seus problemas e dificuldades. A dúvida abre possibilidades; a certeza, em alguns casos, é a tampa do caixão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com