Pular para o conteúdo principal

MEDUSA E BATE-SEBA: ILUSÃO, DESILUSÃO E RECONSTRUÇÃO


Com os cabelos substituídos por serpente venenosas, com presas de javali, mãos de bronze e asas de ouro, medusa assustava a todos: tanto por sua feiura, como por conta dos seus gritos pra lá de horripilantes. Medusa era histérica por natureza. Se não bastasse tudo isso era possuidora de um olhar petrificante, hipnotizante, que transformava em pedra todos os que a fitavam.

Antes de Medusa ser Medusa, tal como ficou conhecida, ela era uma jovem muito bonita, com cabelos longos e cacheados. O pecado de Medusa foi querer competir em beleza com Minerva, a deusa da sabedoria, filha de Júpiter. Deu no que deu. Esse negócio de uma mulher competir com outra mulher, pra ver quem é a mais bonita não dá certo. Infelizmente essa é uma armadilha muito comum entre as mulheres com corpos esculturais, naturais ou produzidos, que disputam entre si o título fictício da mulher mais bonita. É por isso que dizem que a maior inimiga da mulher é uma outra mulher. Mulheres!

Segundo o relato bíblico Bate-Seba era uma mulher muito formosa. Até que numa linda tarde de primavera, com os pássaros cantando, as flores desabrochando, lá estava ela, na sua intimidade, tomando aquele banho refrescante, quem sabe passando óleo de mandrágoras pelo corpo. Mal ela sabia, ou sabia muito bem, que do outro lado, no terraço do seu imponente castelo, estava Davi, quem sabe pesaroso e entediado com tantas vitórias que havia acumulado – o sucesso é sempre mais perigoso do que os fracassos. Davi deu uma espiadinha e viu Bate-Seba bela e formosa, nua, esbanjando sensualidade. Davi a cobiçou e adulterou com ela. Homens!

O que Medusa tem a ver com Bate-Seba, e vice-versa? Tomando as devidas proporções entre o mito e a realidade, podemos dizer que Medusa e Bate-Seba petrificaram a história daqueles que se deixaram seduzir por seus encantos, ou pela falta deles.
Os amantes de Medusa foram atraídos por seu olhar e acabaram petrificados. Davi deixou-se seduzir pelo desejo de possuir Bate-Seba e ficou petrificado espiritual e emocionalmente. As consequências apareceram de imediato e a vida de Davi virou de cabeça pra baixo, com reflexos diretos na própria família. A história diz que Amnom violentou sua meia irmã Tamar, Absalão matou Amnom e pra completar se rebelou contra o próprio pai, buscando tirar-lhe o trono.

O que o mito de Medusa e a história de Bate-Seba nos mostram é que ações tem consequências. É a velha história: podemos fazer escolhas. Só não podemos escolher as consequências das nossas escolhas. Medusa e Bate-Seba foram vítimas da própria história. Vítimas da baixo auto-estima, assim como muitas mulheres hoje que usam os seus corpos como objeto do desejo masculino, na busca do infame título de mulher mais bonita. Mulheres que quando jogadas de lado, descartadas, frustradas, aviltadas, abusadas, perdem a beleza e o encanto tornando-se amargas e petrificadas em seus sentimentos. Desencantadas com a vida e com os relacionamentos, elas dizem: “todos os homens são iguais”.

Um foi o triste fim da bela Medusa, que mesmo perdendo a cabeça continuou infernizando a vida de todos os que atravessaram a sua frente. Outro foi o fim de Bate-Seba. Uma coisa é o mito. Outra bem diferente é a realidade. O mito não pode ser mudado. Está dado! Mas a realidade, a história de vida, pode.

Bate-Seba é citada entre as santas mulheres que fizeram parte da genealogia de Jesus. Humanamente falando Jesus é fruto de uma pulada de cerca, de uma escapulida, de uma traição. Um filho bastardo, como diriam alguns. O que significa isso? Graça de Deus sob a vida de Bate-Seba. Poder de recuperação! Esperança de que na vida nem tudo está perdido.

Medusa é uma ficção. Bate-Seba uma realidade. Equívocos existem. Erros acontecem. Ninguém é perfeito. Não podemos mudar o passado, mas podemos usar as experiências do passado para escrevermos uma nova história no presente, e deixarmos um legado para o futuro. A escolha é de cada um.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com