Pular para o conteúdo principal

DEUS É PAI! A DESCONSTRUÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE DEUS


Não existe conceito mais difícil de ser assimilado do que o conceito de Deus. Quem é Deus? Como Ele é? Como Ele age? Como Ele pensa? Conceituar Deus não é uma tarefa fácil. É uma tarefa impossível. A teologia até que se esforça, mas não consegue.

Comentando sobre o esforço da teologia em definir Deus, Rubem Alves diz: “Começaria por informar meus leitores de que teologia é uma brincadeira, parecida com o jogo encantado das contas de vidro que Hermann Hesse descreveu, algo que se faz por puro prazer, sabendo que Deus está muito além de nossas tramas verbais. Teologia não é rede que se teça para apanhar Deus em suas malhas, porque Deus não é peixe, mas Vento que não se pode segurar...”. Essa crítica não invalida o estudo da teologia e muito menos os seus postulados. Simplesmente a situa, convocando-a a tomar o seu lugar.

Em muitos casos o conceito que algumas pessoas tem sobre Deus está mais atrelado a experiência da infância na sua relação com o pai terreno, com a ausência dele ou com a figura que o representa, do que propriamente com uma experiência sadia para com o Deus bíblico. Tudo bem que na Bíblia, em especial no Velho Testamento, Deus é apresentado como um Deus castigador, que pune com a morte aqueles que o desobedecem. Mas como a Bíblia é um livro que deve ser interpretado por inteiro e não por partes, o que nós precisamos ter na mente e também no coração é que o Deus da Bíblia é um Deus de amor. A grande definição bíblica sobre Deus é: “Deus é amor.” (1º João 4:8).

Sendo Deus um Deus de amor, por que em muitos casos a relação para com Ele é tão truncada, reservada, e por vezes até mesmo fria? Falta de fé? Falta de conhecimento bíblico? Falta de uma experiência real para com Ele? Pode ser! Mas existe uma realidade psíquica que não pode ser ignorada: é a confusão entre o pai terreno e Pai nosso que está nos céus. A relação de Deus como Pai pode sim ser afetada a partir da relação com o pai terreno. Vejamos alguns exemplos:

Pai austero x Deus castigador
Na psicanálise a figura do pai é uma figura muito forte. É o pai que funda a lei, ou seja, a proibição. A presença do pai como aquele que instaura a lei pode ser exemplificada pela seguinte fala da mãe para com o filho desobediente: “Se você não ficar quieto eu vou falar com o seu pai”. Em geral funciona!

Fugindo dos meandros dessa relação triangular entre pai, mãe e filho, que dá origem ao complexo de Édipo; o que queremos aqui ressaltar é que a compreensão de um Deus austero, castigador, iracundo, do tipo que fica sempre com um chicote na mão, pronto para castigar os filhos desobedientes, está intimamente relacionado a figura do pai terreno que se comporta deste modo. Quem se aproxima de Deus com esse sentimento não o faz movido pelo amor, mas pelo medo de ser castigado.

Pai Permissivo x Deus Complacente
A compreensão de um Deus permissivo, plasmático, que aceita tudo, também está associada a figura de um pai permissivo, que não comparece para instaurar a lei. Bom? Ledo engano. Pior do que o pai austero (não confundir austero com agressivo) é o pai frouxo. Não seria essa a imagem que a sociedade tem hoje sobre Deus? Não seria essa também uma das causas da violência crescente, do desrespeito a toda e qualquer figura de autoridade, como no caso da diretora que foi espancada por um aluno da escola?

Pai ausente x Deus indiferente
Não ausente por conta de ter falecido, isso também tem lá suas implicações, mas do pai que mesmo presente não se apresenta, abandona. A correlação entre o pai ausente e Deus, enquanto Pai, é a imagem de um Deus que não se importa, que não liga, que abandona os filhos indefesos a própria sorte.

A partir dessa correlação entre o pai terreno e o Pai celestial podemos tirar duas conclusões: 1º) Ter um conceito bíblico sobre Deus como Pai não é tão simples como muitos pensam. 2º) Ser pai não é fácil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INFARTO DA ALMA

Existem várias maneiras de entendermos a depressão. Como já disse em vídeos anteriores, a depressão não é resultado de um único fator. Mas sim de vários fatores. Hoje quero falar da depressão como consequência do infarto da alma, fruto do represamento das emoções e dos traumas da vida que não foram elaborados. Conhecemos da medicina a expressão "infarto do miocárdio" , que é uma doença caracterizada por placas de gordura que se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo a circulação sanguínea. Quando uma dessas placas se desloca forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, levando a diminuição da oxigenação das células do músculo cardíaco (miocárdio), gerando o infarto do miocárdio. Na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem um cardiômetro, que marca em tempo real o número de pessoas que vão a óbito no Brasil por conta de problemas cardíacos. A média é de um óbito a cada 90 segundos. E o infarto do miocárdio é a principal causa de morte no

A FORÇA DE ATRAÇÃO DO NADA

Certa ocasião, quando participava de um congresso na cidade de Gramado, aproveitei a oportunidade para explorar as belezas daquela região. Foi aí que conheci uma das vistas mais lindas do Brasil: o cânion Itaimbezinho. Uma vista simplesmente linda. Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer. Mas tome cuidado, a altura do Cânion Itaimbezinho é de 720m e você sabe: o abismo atrai, deixa a gente meio zonzo e... O que existe no abismo para que ele exerça essa força de atração sobre as pessoas? Não existe nada. Mas, o abismo é um nada que atrai. Como disse Nietzsche: "Quando você olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." O nada, o abismo, tem a ver com a força especulativa e fantasiosa do desejo. O desejo é o canto da sereia que atrai os viajantes incautos. É por sermos seres do desejo que nos aproximamos do abismo. Somos atraídos por esse nada pleno que é o desejo, que em algumas ocasiões nos coloca numa verdadeira enrascada. Isso não significa dizer qu

A GOTA D'ÁGUA E A DEPRESSÃO

Coitada da última gota d’água. Quando a caixa d’água transborda a culpa é sempre dela. Daí a expressão: “Essa agora foi a gota d’água que faltava” . E lá vai à coitada da gota d'água levando a culpa das demais gotas d'água que durante muito, muito tempo, foram se acumulando, acumulando, até a fatídica gota d'água cair no copo. Segundo uma tabela da SABESP (Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo) um gotejamento lento, produz uma perda estimada de 10 litros de água por dia. Se for médio, 20 litros. Se for rápido, 32 litros. Faça as contas aí e veja o quanto de água pode ser desperdiçada a partir de um pinga-pinga. E quando essa água toda se acumula em qualquer lugar, seja um copo, seja numa caixa d'água, não tem jeito. Um dia vai estourar. Vai transbordar. Quando as emoções "negativas" (uso as aspas porque, desde que as emoções sejam admitidas, elas não podem ser chamadas de negativas) são acumuladas no mundo interior de uma pessoa, são com